Ação Solidária em Homenagem a Chegada de Padre Risso em Pinheiro

Sancionada no dia 04 de setembro de 2024 a Lei 2.938/2024 de autoria do vereador Alessandro Montenegro que instituiu Feriado Municipal a chegada de um dos maiores benfeitores da cidade de Pinheiro, Padre Luis Risso, Missionário do Sagrado Coração.

E para celebrar esse dia tão importante a Ação Social Missionários do Sagrado Coração, Memorial Pe. Luigi e participação da comunidade pinheirense resolveram promover a I AÇÃO SOLIDÁRIA em comemoração ao feriado da chegada de Padre Risso a Pinheiro.

O Padre Luigi Risso, MSC, foi verdadeiramente o sal da terra e a luz do mundo, como nos ilumina o Evangelho. Sua chegada à cidade de Pinheiro, Maranhão, em 27 de janeiro de 1961, desenhou novos horizontes no coração desta comunidade. Sua presença era um sopro de fé, amor e esperança, tocando a vida de milhares de almas.

Ao seguir os passos dos primeiros missionários italianos, que em 15 de agosto de 1946, sob a liderança de Dom Afonso Ungarelli, semearam aqui as sementes do Reino de Deus, o Padre Risso cultivou um jardim de obras e de amor. Com um coração transbordante de compaixão e uma vontade imbatível de servir, ele transformou a promoção da dignidade humana em sua missão de vida. Seus instrumentos eram a construção de igrejas, de escolas e hospitais, suas mãos erguiam pontes e abriam estradas, sempre imbuídas pelos valores do Evangelho.

A comunidade em geral abraçou a causa da Ação Solidária e diversos profissionais se colocaram a disposição para levar atendimento humanizado a sociedade. A data também contou com a presença ilustre do Padre Nicolau, amigo e companheiro do Padre Risso e atual presidente da Instituição. Ele presidiu a missa que deu início aos trabalhos desse dia. Logo em seguida a cerimônia cívica contou com a presença de autoridades locais, a participação do Projeto Social Voluntários Tecendo Vidas, que entoaram belíssimas canções na flauta doce e da APAE que fez uma roda de capoeira, mostrando muito talento.

Diversas áreas como: corte de cabelo, manicure, consulta de CPF, distribuição de medicamentos, atendimento clínico, jurídico, psicológico, entrega de cestas básicas e muitas outras foram ofertadas a comunidade. Além disso, um espaço com a biblioteca “Frei José” foi oferecido para as crianças entrarem no mundo da imaginação por meio da leitura e dramatizações teatrais.

“Que este feriado seja não apenas um dia de descanso, mas também um momento de reflexão sobre os valores e ensinamentos deixados por Padre Risso. Que sua memória continue a inspirar a todos nós a praticar atos de amor e solidariedade, tornando nossa comunidade um lugar melhor para todos”. Ressalta um dos coordenadores do evento, Bruno Aécio.

Nesse mesmo contexto o Padre Nicolau ressalta a importância de permanecer viva a memória de Padre Risso e dos Missionários do Sagrado Coração: “Que a presença e o legado do Pe. Risso e dos Missionários do Sagrado Coração sigam iluminando nossos corações e guiando nossas ações, hoje e sempre”.

AMADO SEJA POR TODA PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Eternamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!