Biblioteca Infantil Comunitária "Dom Peppino"
Disseminando boas práticas de promoção de leitura.
Inaugurada em 07 de outubro de 2022. A Biblioteca Frei José Preciosa “Dom Peppino” (nome dado carinhosamente em alusão ao religioso italiano Frei Giuseppe Preziosa, MSC 1921-2010) nasceu de uma parceria entre a instituição Ação Social Missionários do Sagrado Coração e o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na personificação jurídica do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Pinheiro/MA, representado pela excelentíssima senhora juíza de Direito Tereza Cristina Franco Palhares Nina. Onde mediante apresentação de projeto foi apreciada e aprovada seguindo todos os trâmites dispostos em edital.
O intuito primeiro deste espaço visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim o livro deve ser sempre apresentado com a dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades escolares. Nesse contexto a biblioteca deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato da criança com certa quantidade e variedade de materiais: livros, jornais, revistas, gibis e cartazes, a fim de estimularem a curiosidade a respeito da leitura e da escrita.
Buscando dessa maneira alcançar nosso objetivo maior que é contribuir para implantação e qualificação da política pública de leitura e de bibliotecas para democratização do acesso ao livro, formação de leitores, desenvolvimento da capacidade crítica do cidadão e transformação da paisagem social, cultural e ambiental da comunidade, bem como promover a construção das habilidades da leitura e escrita.
Assim, após observância da ausência de um espaço físico de promoção a inclusão social e cultural de incentivo à leitura para crianças e adolescentes no município de Pinheiro – MA, e tendo a Instituição Ação Social Missionários do Sagrado Coração como uma das suas finalidades, promover amparo às crianças e adolescentes carentes, desenvolvimento a cultura. Objetiva-se com este projeto implementar e pôr em funcionamento uma Biblioteca Comunitária no Jardim de Infância Nossa senhora do Sagrado Coração. Todavia, se almeja não apenas disponibilizar um local de livros, mas também oferecer atividades convidativas que venham a interessar a todos que residem próximo a escola que sediará a Biblioteca Comunitária e as demais Escolas da ASMSC em um atendimento itinerante.
Nesse sentido, a Ação social Missionários do Sagrado Coração, acredita que a implementação da Biblioteca Comunitária, pode ainda ser considerada uma instituição de memória e de interação de práticas de aprendizagens e mudanças sociais e isso evidencia na transformação de vidas de jovens em situação de fragilidade social, na vida de crianças que se alfabetizam na biblioteca, na vida dos familiares que retomam ao hábito da leitura, entre tantos outros benefícios que são proporcionados nesse espaço, sobretudo por meio da literatura e da arte.
Vale também ressaltar que temos como público-alvo crianças matriculadas nos jardins de Infância da Ação Social Missionários do Sagrado Coração com faixa etária de 2 a 6 anos, e ainda crianças e adolescentes do citado bairro, onde a escola está situada. Pois de forma incansável procuramos através de nossas ações contemplar todos aqueles que estão no nosso ciclo de ação, em especial aos menos favorecidos.
Consoante a tudo, podemos destacar o arcabouço legal de tudo isso que é garantir o acesso à leitura tem se tornado um desafio cada vez maior. A dificuldade em se cumprir a Lei 12.244/2010, que determina a implementação de bibliotecas em todas as instituições no Brasil, sejam públicas ou privadas, no prazo de 10 anos, representa um dos grandes obstáculos na melhoria da educação do país.
Atrelado a isso, com base no suprimento dessa necessidade, a Ação Social Missionários do Sagrado Coração espera criar experiências que abram novas perspectivas, aumentem seu repertório, mudem as dinâmicas das suas relações, gerem oportunidades e novas conexões.
Dessa forma, espera-se ainda, que com essa iniciativa de implementação da Biblioteca Comunitária e Escolar, se promova maior integração entre comunidade e escola, local privilegiado para maior envolvimento e diálogos das famílias com a educação e com os atores locais. Assim, certamente haverá um impacto positivo da biblioteca e da promoção de leitura na vida estudantil da criança e do adolescente frequentador do espaço.
Do ponto de vista prático e operacional hoje já em atividade a Biblioteca Infantil Comunitária “Dom Peppino”, funciona em espaço próprio (sala) no Jardim de Infância Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizado na praça Pio XII, S/N, Bairro do Fomento, contando com uma professora que coordena as atividades desenvolvidas e suas ações são desenvolvidas nas formas que seguem: ficando disponível para visitas e momentos de leituras em funcionamento de segunda-feira à quinta-feira nos turnos matutino e vespertino das 8h às 11h e das 14h às 17h para os alunos da instituição e também para a comunidade com agendamento prévio.
A professora destinada a trabalhar na biblioteca desempenha o papel de facilitadora do atendimento ao público esta, além de uma mediadora da leitura, promove rodas de leituras e momentos do contação de histórias com encenações nas sextas-feiras. Funcionando em formato de rodízio quinzenal “Sacola viajante” com encenações teatrais de contos clássicos nas demais escolas da Instituição:* Jardim de Infância Tia Beatriz-Vila Filuca-PHO/MA (1ª sexta feira do mês); *Jardim de Infância Padre Antonio Caratelli- Centro-PHO/MA (2ª sexta-feira do mês);* Jardim de Infância Sagrado Coração de Jesus- Centro-PHO/MA (3ª sexta-feira do mês);* Jardim de Infância Cidade de Minturno-Maranhão Novo-PHO/MA-(4ª sexta-feira do mês);* Jardim de Infância Cavalinho do Mar e Jardim de Infância Mãe Luciana (Pres. Sarney) estes de ciclos bimestrais pela dificuldade de deslocamento.
O nosso acervo hoje conta com 331 volumes dos mais variados e dinâmicos gêneros literários voltados a educação infantil, e a faixas etárias posteriores antes ainda em faixa etária do universo educacional primário em ambiente climatizado e com materiais de apoio com: tapetes, almofadas, fantoches e assentos adequados para um melhor rendimento e conforto a todos os nossos alunos e visitantes. Vale dar ênfase que nossa Biblioteca é informatizada, e conta com a consultoria voluntária da equipe de bibliotecárias do Instituto Federal do Maranhão – Campus Pinheiro, visando sempre àquilo que tanto almejamos que é garantir educação de forma digna e com pioneirismo, pois nossa Biblioteca Infantil é a única em toda a baixada ocidental maranhense denotando nosso compromisso com um processo educacional realmente libertador.