Jardim de Infância
Cavalinho do Mar
Idealizado por Padre Luis Risso – MSC, devido a percepção de que no povoado não havia oferecimento da Educação Infantil haja vista as necessidades nutricionais e do baixo poder sócio econômico das crianças. Ele foi fundado em 25 de fevereiro de 1993, no povoado Galiza na Cidade de Presidente Sarney, a escola recebeu o referido nome em homenagem a Cidade de Salermo –Italia, a qual tem como símbolo um Cavalo Marítimo.
Inicialmente, por não haver um prédio próprio, o funcionamento ocorreu na Igreja Nossa Senhora do Livramento, onde permaneceu por 10 anos, tendo a frente das atividades Ir. Dema da Congregação Filhas do Imaculado Coração de Maria, que atuava na evangelização do povoado e que tornou-se parceira de padre Risso nesse trabalho social.
No espaço da igreja funcionava (03) três salas de aula, atendendo 50 crianças e no quatro funcional haviam (03) três professoras e uma auxiliar de serviços gerais (ASG).
Em 1997, esse Jardim passou a ser gerido pela profª Nilza Martins Abreu, residente da Cidade de Pinheiro e gestora geral dos Jardins da Ação Social Missionários do Sagrado Coaração.
Em 2003, em terreno da igreja, o Jardim foi construído de alvenaria com a ajuda de padre Risso e com a colaboração da comunidade, tanto com doações materiais quanto com o trabalho voluntário. A sua estrutura física era composta apenas de um salão, onde funcionavam quatro turmas multisseriadas, uma cozinha, um almoxarifado, um depósito para armazenamento de alimentos e dois banheiros.
Em 2007, devido a demanda de alunos houve a necessidade de mais salas de aula. Então, para atender a esse quantitativo, a comunidade cedeu um espaço atrás da igreja para a realização das atividades escolares. O horário de funcionamento permaneceu no turno matutino, tendo como gestora a professora Maria da Conceição Silva que atuava em conjunto com Raimunda Rodrigues Costa Serra na condução das atividades.
Em 2009, assumiu a direção do jardim a senhora Jacilene Coelho Pimenta, a qual está no cargo até os dias atuais, a mesma conta com o apoio da pedagoga Maria dos Anjos que como benfeitora, dar suporte pedagógico.
Em 2015, a escola passou a funcionar em tempo integral com atividades macrocampos. A ideia foi sugerida pela equipe pedagógica visando uma maior permanência dos discentes no ambiente escolar com atividades direcionadas com vistas a melhorar o desenvolvimento integral das mesmas, visto que as crianças eram, em sua maioria, desassistidas nas atividades escolares pelos pais/ responsáveis, em decorrência dos mesmos passarem o dia trabalhando na lavoura.
Atrelada a essa realidade o Jardim de Infância “Cavalinho do Mar” começou a realizar a educação regular no turno matutino e as atividades macrocampos no turno vespertino, aumentando assim, para 08(oito) o número de funcionários.
Em 2019, com recursos do FUNDEB através de convenio com a Prefeitura de Presidente Sarney foi feita uma reforma e ampliação do espaço físico como também aquisição de matérias escolares, de copa e de cozinha e eletrodomésticos.
É notória a transformação desse Jardim, e com essa evolução cresce também as ideias da atual gestão que não se esquiva à busca por excelência das atividades pedagógicas e administrativas, no espaço escolar. A gestão pauta-se em ações coletivas e na permanente busca pela democratização da escola.
Nessa acepção, promove a articulação e envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, para assim haver de fato o usufruto da educação de qualidade à todos os discentes frequentadores dessa instituição.