Jardim de Infância
MÃE LUCIANA
O Jardim de Infância Mãe Luciana teve inicio em 1985, quando uma jovem, Maria Diva Pinheiro, iniciou, em sua casa, um trabalho voluntário onde ensinava um grupo de críticas que de outra forma não teriam oportunidade de estudar.
Devido à dificuldade em dá continuidade a essa trabalho e ao crescente numero de alunos, pediu ajuda a Padre Risso (celebrante na comunidade) que logo recebeu ajuda de um morador a doação de um terreno onde construído um barracão de taipa, coberto de palha. Esse espaço logo recebeu a doação de Padre Risso de mesas e bancos para as crianças.
O padre conseguia mensalmente com o seu amigo e ex-aluno, Achilles Ribeiro (médico neurologista) doação para dá um “agrado” as funcionárias- 01 professora e 01 merendeira. As primeiras funcionárias desse estabelecimento fora: Maria de Fátima Morais e Maria Diva Pinheiro.
Em 1991 com ajuda de benfeitores italianos o padre entrega uma escola de alvenaria para a comunidade desse povoado, tendo a seguinte estrutura: 01 salão grande; 02 banheiros para crianças; 01 banheiro para adulto; 02 salas de aulas e 01 salão grande utilizado para reuniões do clube das mães. Nessa nova fase a escola recebe o nome de “Jardim de Infância Mãe Luciana” em homenagem a cunhada de Padre Risso “ Luciana Zamparuti Risso”. A partir daí a família Risso trás para si uma grande responsabilidade pela manutenção dessa escola juntamente com a ajuda incessante de benfeitores da Itália.
Em 2019, com recursos do FUNDEB através de convenio com a Prefeitura de Presidente Sarney foi feita uma reforma e ampliação do espaço físico como também aquisição de matérias escolares, de copa e de cozinha e eletrodomésticos.
É notória a transformação desse Jardim, e com essa evolução cresce também as ideias da atual gestão que não se esquiva à busca por excelência das atividades pedagógicas e administrativas, no espaço escolar. A gestão pauta-se em ações coletivas e na permanente busca pela democratização da escola.
Nessa acepção, promove a articulação e envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, para assim haver de fato o usufruto da educação de qualidade à todos os discentes frequentadores dessa instituição.
A Escola Mãe Luciana, por sua identidade cristã católica dirigida pelos MSC, foi criada sob a luz da filosofia cristã e o carisma da congregação: AMADO SEJA POR TODA A PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.