Jardim de Infância Nossa Senhora do Sagrado Coração
O Jardim de Infância “Nossa Senhora do Sagrado Coração”, Escola Filantrópica sem fins lucrativos, surgiu da necessidade de algumas mães do bairro do Fomento que faziam parte do Clube de Mães e levavam seus filhos consigo por não terem com quem deixá-los. Padre Nicolau Gizzi, observando essa situação as quais as mães estavam vivenciando diariamente e o quanto as crianças necessitavam de uma assistência educacional, teve a ideia de implantar o Jardim de Infância na Comunidade.
O Jardim de Infância “Nossa Senhora do Sagrado Coração” foi fundado em 03 de março de 1976, no bairro do Fomento, S/N na cidade de Pinheiro – MA. O fundador deste estabelecimento de ensino foi o reverendo Padre Nicolau Gizzi. A escola recebeu o referido nome pelo fato de Nossa Senhora do Sagrado Coração ser a padroeira dos Missionários do Sagrado Coração – MSC.
A Escola começou a funcionar sem ter um gestor titular, em um prédio de apenas um amplo salão de alvenaria, com algumas mesas e banquinhos cedidos por Padre Luigi Risso e com um grupo de professores que atendiam de forma conjunta os 35 alunos matriculados além de cuidarem do lanche e da limpeza.
Com o passar dos anos, a fama da Escola se espalhou pela cidade de Pinheiro fazendo com que a busca por vagas aumentassem demasiadamente. A partir daí houve a necessidade de fazer uma ampliação na escola, mas nessa época a escola tinha insuficiência de recurso para mante-la, inclusiva para amplia-la. Essa inquietação fez com que Pe. Luigi Risso, pedi se ajuda ao prefeito Manoel Maria Soares Paiva (Maneco Paiva) que contribuiu ativamente para a manutenção do Jardim.
Com a contribuição do Sr. Manoel Maria Soares Paiva e a ajuda que os Missionários obtiveram junto as Cáritas Italianos pode-se construir assim um prédio maior para acomodar os alunos.
As primeiras professoras do Jardim Nossa Senhora do Sagrado Coração foram Adelaide, Maria Rosa Costa, Telma Sá, Luiza Helena Pereira e Ivarinta Silva Santos, conhecida como Mocinha, que trabalhavam com turmas mistas, auxiliando umas as outras. As professoras escolhidas para fazer parte da obra eram as que se destacavam no colegial.
Alguns dos primeiros alunos foram Maria do Rosário Mendes Pinheiro, Maria das Mercês Alves de Araujo, Cleudenir Cabral, Núbia Gorete de Souza, Alex Jan Pereira Mota, Luis Edgar Cordeiro Pestana, Jackleide Moraes, entre outros.
A senhora Maria das Neves Frasão assumiu em 1981 a função de gestora do Jardim, cargo em que permaneceu até o ano de 1993.
Em 1984 o Jardim passou por uma ampliação, sendo construídas 09 salas de aulas, pois a procura por vaga estava muito grande e fez-se necessária uma ampliação para acomodar melhor o quantitativo de alunos, sob direção da professora Maria das Neves Frasão.
Em 1994 a senhora Nilza Martins Abreu assumiu o cargo de gestora, permanecendo por 11 anos à frente do Jardim. Em 2001 construiu-se o laboratório de informática “Paulo Collina”, através de doação vinda da Itália. Tendo 10 computadores inicialmente, dispostos em bancada, sala climatizada para melhor acomodação dos alunos.
Paulo Collina era um estudante italiano que teve sua vida ceifada em um acidente automobilístico. Após o acontecido, seus pais doaram o valor referente a continuidade de sua vida escolar (universitária) às obras dos Jardins como forma de manter viva a lembrança de seu filho. O Laboratório de Informática recebeu seu nome, como forma de homenagem e gratidão.
No Ano de 2006, a senhora Rosário Mendes Pinheiro, ex- aluna do jardim assumiu o cargo de gestora, antes ela exercia a função de professora, sendo a primeira a assumir o cargo de instrutora das aulas de informática, quando o laboratório foi inaugurado no ano de 2002. Rosário Mendes Pinheiro exerceu a função de gestora até o ano de 2011.
Atualmente a Escola está sob a gestão da Srª Jackleide Moraes, cargo que esta assumiu no ano de 2012. No ano de 2013 o Jardim recebeu revestimento de lajotas na parede da frente e em todo o piso das salas. As salas receberam divisória de alvenaria, substituindo as anteriores que eram de madeirite e a construção da sala de leitura, proporcionando a professores e alunos um ambiente mais aconchegando no momento de explorar a leitura e a imaginação dos pequenos.
Em 2014, percebendo a necessidade de um local para armazenar melhor os produtos que são utilizados para fazer o lanche das crianças, construiu-se um depósito.
Em 2018 o Jardim sofreu furtos, fazendo com que a direção tomasse a atitude de colocar grades na porta da cozinha, no depósito de merendas, no laboratório de informática e na secretaria, e câmeras como medida de segurança, pois não há vigilante no estabelecimento.
Em 2019, ainda na gestão da professora Jackleide Moraes, o referido Jardim, funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo 350 alunos e dispondo de 30 funcionários. No ano de 2020 pensando na economia de energia elétrica e compromissada com a questão ambiental e o uso de energias limpas, foi instalado o sistema de placas solares, que além de ser ecologicamente correto, contribui de forma impar para a progressiva economia de energia.
Em 2021 durante a pandemia de COVID-19, está instituição foi referência no retorno às aulas, sendo pioneira na implementação de novas metodologias para a reinserção dos alunos no universo escolar, chegando ao ano de 2022 o Jardim de Infância Nossa Senhora do Sagrado Coração tem desenvolvido seu trabalho de forma plena, sendo base de referência no âmbito da educação infantil na região.
Ao longo dos anos foram inúmeras as conquistas alcançadas durante toda a trajetória do Jardim de Infância “Nossa Senhora do Sagrado Coração” e a atual gestão não se restringe ao desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, organizadas na escola. A gestão é pautada em ações coletivas e na incessante busca pela democratização. E para tanto, promove a articulação e envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, para assim haver de fato o usufruto da educação de qualidade por aqueles menos favorecidos.