Jardim de Infância Tia Beatriz
Em novembro de 1999, em visita a comunidade da Vila Filuca, padre Risso foi abordado por uma moradora, a senhora Marlir Pereira Pinheiro que compartilhou com o padre a sua preocupação com a quantidade de crianças que não tinham como se deslocar para a Escola do bairro do Fomento devido a longa distância e a falta de transporte.
Diante do interesse dele em resolver o problema a mesma pediu que ele estruturasse uma escola na comunidade. Recebendo a resposta positiva a mesma ficou responsável por consegui a Associação da Comunidade local como também as professoras.
A escola foi fundada em 15 de fevereiro de 2000, no Bairro da Vila Filuca- Pinheiro- MA e por sugestão da diretora geral Nilza Martins Abreu recebeu o nome de “Jardim dc Infância Tia Beatriz” em memória a irmã de Padre Luis Risso, Beatriz Risso.
Começou a funcionar em um barracão da comunidade, depois foi transferido para uma residência pequena que possuía: 01 salão, 01 cozinha, 01 dispensa para a merenda, 01 banheiro, 08 mesas 48 mochinhos. 01 fogão de 02 bocas, 01 filtro de barro, 01 botijão de gás e 01 freezer.
As primeiras professoras foram: Maria Gorete Souza, Ângela Maria Ribeiro, Marlir Pereira Pinheiro, ASG- llza Pereira Pinheiro, Maria Fidelis Lima, sua primeira diretora foi Marivanda Martins Abreu.
Em 2004 teve sede própria , o coordenador da comunidade, senhor José Maria Oliveira cedeu um terreno ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida para a construção do Jardim, com recursos financeiros vindos da Itália e ajuda de benfeitores locais: Ednildo Rodrigues Privado e Padre Gerando Lima. A construção desse jardim deve-se a chegada de muitos familiares carentes da zona rural a esta Vila em busca de melhores condições de vida.
Atualmente esse Jardim conta com 07 funcionários, sendo 05 professores que possuem formação Superior e 02 auxiliar de serviços gerais. Funciona nos dois turnos: 54 alunos turno matutino e 53 no turno vespertino.