Ação Social Missionários do Sagrado Coração

Alunos em 2024
1
Funcionários
1
Jardins de Infância
1
Auditório
1

A História começa em 1939, quando, por decisão da Nunciatura Apostólica no Brasil, atendendo à solicitação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na pessoa do Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, foi criada a Prelazia para ser instalada na Baixada Ocidental do Maranhão.

A nova Prelazia passou a abranger todos os municípios litorâneos do norte do estado, a saber: Pinheiro, Alcântara, Cururupu, Guimarães, Bequimão e Santa Helena, até então pertencentes à Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e os municípios de Turiaçu e Carutapera, Pertencentes à Prelazia de Grajaú.

Mais Tarde, por um decreto da Congregação Consistorial, de 24 de fevereiro de 1958, também a Paróquia de São Bento passou a fazer parte da Prelazia de Pinheiro, e com seu desmembramento foram incluídas as novas Paróquias de Peri-Mirim e Palmeirândia. Dom Afonso Maria Ungarelli, um dos nove que chegaram, foi nomeado como 1º Bispo Prelado, cargo que exerceu por 26 anos: de 1949 a 1975.

Dom Afonso também era grande entusiasta nos campos da educação e da saúde pública, no âmbito da educação podemos destacar a construção do Colégio Pinheirense e na saúde o hospital nossa Senhora das Mercês.

Ao longo dos anos que se seguiram muitos foram os missionários mandados para está terra, em especial fazemos uma menção honrosa e justa ao Reverendo Padre Nicola Gizzi, um homem a frente do seu tempo, que com uma visão inovadora baseado na necessidade de se ofertar educação e alimentação às crianças desta região, se dispuseram a criar um dos projetos mais inovadores e de impacto social para nossa gente, deste sonho de um MSC nascem no ano de 1972 os Jardins de Infância, escolas de educação infantil que além de proporcionarem a luz da educação para os infantis, garantia a alimentação de muitas crianças das classes menos abastadas.

Por um enlace do destino ou por desígnios de Deus, Padre Nicola é transferido para a Paróquia de São João do Tauape, na capital do Estado do Ceará, ficando a obra dos Jardins de Infância sobre a responsabilidade do Padre Luigi Risso, MSC, um religioso aguerrido e que carregava consigo o ímpeto e a dedicação da vida missionária. Padre Risso, atuou durante quase cinco décadas a frente dos Jardins, ampliou a obra, a fez ser conhecida, respeitada e levou a cada canto desta região os raios da esperança só emanados pela chama da educação, sempre alardeado pela retidão e defendendo que só a educação liberta, pois segundo o como o próprio dizia em sua celebre frase “Povo Educado não pode ser dominado”.

Na década de 90 como forma de efetivar e legalizar o trabalho social e educacional dos MSC  temos a criação da Ação Social Missionários do Coração, uma associação sem fins lucrativos e que ao longo das décadas mantém os princípios da doutrina MSC, norteada pela seriedade, pela transparência e acima de tudo pela primazia dos serviços educacionais e sociais aqui realizados.

Hoje em pleno século XXI, nossas escolas de educação infantil atendem quase 2 mil crianças em 7 (sete)  escolas, sendo 5 (cinco) no município de Pinheiro e 2 (duas) no município de  Presidente Sarney, atendendo quase 2000 mil crianças  sem distinção social ou de qualquer fator que segregue, pois está instituição prima pela inclusão de todos, sem qualquer diferença, contando sempre com a gestão de uma equipe de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para otimizar e dar aperfeiçoamento organizacional ao corpo institucional. 

Partindo disso e destacando o fato da instituição desde o ano de 2018 firmar Convênios Federais como FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação básica) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)  através do Poder Executivo Municipal, contamos com uma equipe de contábil que realiza processos licitatórios e através de sua auditoria fiscal mantém a transparência e lisura necessária a boa fé da aplicação dos recursos oriundos desta celebração entre instituição e poder público.

Concomitante aos princípios idoneidade e isonomia em nossas ações, temos a execução de fatores essenciais ao desenvolvimento cógnito e social do aluno, que conta com uma merenda escolar de qualidade, algo considerado indispensável como pensavam os fundadores da instituição. Também não se pode deixar de enaltecer o pioneirismo existente na implantação de metodologias didáticas nunca antes aplicadas neste contexto, como por exemplo, a implementação da informática educativa que tem como objetivo a inserção do aluno nas novas tecnologias e seus fatores de potencialização do saber infantil.

Neste universo de organização, ímpeto e inovação deve ser destacado que temos a primeira e única biblioteca totalmente voltada para o público infantil na região da baixada maranhense. Proporcionando aos alunos atendidos o direito a leitura e a gênese e o interesse pela leitura.

Essa é nossa instituição, a personificação em ações de um legado de homens que dedicaram suas vidas as causas do próximo, legado esse que prima acima de tudo pela manutenção da formação de seres sociais e que modificam a sua realidade através de suas virtudes humanas.

Nossos Valores

ASMSC

Equipe Administrativa e Pedagógica
Ação Social Missionários do Sagrado Coração

Pe. Nicola Gizzi, MSC
Diretor Presidente
Iranilde Padre
Diretora Administrativa
Deuzirene Rodrigues
Tesoureira
Bruno Moreira
Secretário
Maria Joana Abreu
Recursos Humanos
Dulcilene Silva
Coordenadora Pedagógica
Eliziane Martins
Coordenadora Pedagógica
Sonileny Ribeiro
Psicopedagoga
Larissa Moraes
Aux. Administrativa
Elivelton Mineiro
Aux. Administrativo
error: Content is protected !!